Brasil reencontra o Japão em duelo decisivo por vaga nas quartas da Copa do Mundo
Seleção Brasileira enfrenta os japoneses na próxima segunda-feira (29), em Houston, em confronto eliminatório que vale vaga nas quartas de final e marca o reencontro após a histórica derrota no amistoso de 2025.
O caminho do Brasil na fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026 está definido. A Seleção Brasileira enfrentará o Japão na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, no Texas, pelas oitavas de final do Mundial. O confronto foi confirmado após o Brasil terminar na liderança do Grupo C, enquanto os japoneses avançaram como vice-líderes do Grupo F.
A classificação do Japão foi garantida nesta quinta-feira (25), após o empate em 1 a 1 com a Suécia. O resultado levou a seleção asiática aos cinco pontos, ficando atrás apenas da Holanda, líder da chave com sete. Já os suecos, que somaram quatro pontos, ainda aguardam a definição dos melhores terceiros colocados para saber se seguem vivos na competição.
Além da vaga nas quartas de final, o duelo também carrega um ingrediente especial. O último encontro entre Brasil e Japão aconteceu em outubro de 2025, em um amistoso disputado em Tóquio. Na ocasião, os japoneses conquistaram uma vitória histórica por 3 a 2, de virada, depois de o Brasil abrir dois gols de vantagem no primeiro tempo. Foi o primeiro triunfo da seleção japonesa sobre os brasileiros na história.
Em Copas do Mundo, porém, o retrospecto favorece amplamente a Seleção Brasileira. O único confronto entre as equipes ocorreu na fase de grupos do Mundial de 2006, na Alemanha, quando o Brasil venceu por 4 a 1, com dois gols de Ronaldo Fenômeno, além de gols de Juninho Pernambucano e Gilberto. Agora, vinte anos depois, as duas seleções voltam a se enfrentar em um duelo eliminatório que promete fortes emoções e vale uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.