Mauro Mendes critica PEC da RGA e alerta para risco de rombo de R$ 3,5 bilhões nas contas públicas
Sorriso: 18 pessoas são presas por embriaguez ao volante e 46 veículos removidos
Operação Lei Seca foi realizada na avenida São Francisco de Assis
Uma conduta recorrente vem se destacando durante as ações de fiscalização de trânsito: motoristas flagrados conduzindo veículos sob influência de álcool. Entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, 18 pessoas foram presas por embriaguez ao volante durante mais uma edição da operação Lei Seca em Sorriso.
A ação foi realizada na rua São Francisco de Assis, onde foram aplicados 87 testes de alcoolemia. Como resultado, 12 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram recolhidas. Dos 87 veículos abordados, 46, sendo 22 automóveis e 24 motociclistas, foram removidos, sendo 23 por problemas com o licenciamento, e 22 por conta de condutores alcoolizados que não apresentaram outro condutor habilitado e um em razão de violação ou falsificação da placa.
Além das 18 pessoas flagradas com nível de álcool no organismo igual ou superior a 0,34 mg/ L, o que configura crime; outras nove apresentaram índice igual ou inferir a 0,33 mg/L, o que é considerado somente infração. “Nosso objetivo é levar essa sensação de segurança, e tirar essa dobradinha de beber e dirigir”, frisou o tenente-coronel Jorge Almeida, comandante da Polícia Militar.
A Operação Lei Seca é realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Sorriso com atuação do 12º Batalhão de Polícia Militar (PM-MT); Polícia Judiciária Civil (PJC-MT); Guarda Municipal de Sorriso; Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da 37ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran); e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Conforme o Portal Sorriso noticiou, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), adquiriu dois bafômetros passivos. Os equipamentos estão sendo utilizados no dia-a-dia da Guarda Municipal de Trânsito (GM) e também na Operação Lei Seca, que, só neste ano, contabiliza 20 edições em Sorriso.
Os equipamentos funcionam por aproximação, ou seja, não é preciso soprá-los para que seja detectada a presença de álcool no organismo. “Com os dois novos equipamentos, pudemos fazer a triagem dos 302 condutores que passaram pelo local, encaminhando para teste com o etilômetro 87 pessoas, sendo que, deste grupo, 27 positivaram para o álcool”, comenta o coordenador da GM, Márcio Pires.