Sobe para 6 o número de casos suspeitos de sarampo em MT
Porém, para confirmação dos casos, outros exames serão realizados
Mato Grosso tem 6 casos suspeitos de sarampo, de acordo com dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), divulgado nesta quarta-feira (4). Conforme o documento, os registros estão distribuídos em 3 municípios do Estado, onde as pessoas apresentaram o IgM (Imunoglobulina M) positivo para a doença, o que significa uma infecção recente. Um dos casos suspeito sob análise é de Sorriso. Saiba mais AQUI e AQUI.
Porém, para confirmação dos casos, outros exames serão realizados. Paralelo a isso, nos postos de saúde da Capital pais se deparam com confusão sobre a imunização de crianças com idade de 6 a 11 meses devido à falta de doses específicas para o público alvo da chamada “dose zero”.
Segundo o boletim, só na semana 35 (que compreende do dia 25 de agosto a 31 de agosto de 2019) foram solicitados 47 exames para casos suspeitos de sarampo no Estado, sendo liberados 33, 14 estão em triagem, 3 em análise e 6 deram positivo para a patologia.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso informou que recebeu 32.330 doses da vacina e informou que enviou um ofício aos municípios para que eles iniciassem a vacinação com em crianças de 6 meses a menores de um ano.
Ainda conforme a pasta, desde o dia 30 de agosto, Cuiabá recebeu 6,5 mil doses do laboratório Merck, 2,1 mil doses Fiocruz e 20 mil doses da Serum. “Porém, os municípios do Estado já contavam com doses de rotina em estoque”, diz nota da secretaria.
Balanço
Conforme o MS, em Mato Grosso a média mensal de imunização é de 46.042 doses. De 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano, 233.656 doses de rotinas foram encaminhadas para o Estado, fora os lotes extras destinados à imunização de crianças de 6 a 11 meses, faixa etária mais exposta para contrair a doença.
Apesar das vacinas já estarem no Estado, o MS informa que muitas doses ainda se encontram em trânsito, devido à distância dos municípios do interior, em relação à capital.
Até o final da tarde de ontem, haviam disponíveis no estoque estadual 67.665 doses contra o sarampo. Mesmo o órgão federal divulgando que há 6 casos suspeitos para sarampo em Mato Grosso, a SES aponta que são 4 registros que ainda aguarda os resultados (positivos ou negativos) laboratoriais.