Réu por chacina que matou mãe e três filhas em Sorriso vai a júri popular em agosto
Gilberto Rodrigues dos Anjos, acusado de matar brutalmente uma mulher e suas três filhas em Sorriso, será julgado por júri popular no dia 7 de agosto, às 8h30. O crime, ocorrido em novembro de 2023, teve ampla repercussão nacional pela brutalidade e pelas circunstâncias em que foi cometido. A data do julgamento foi confirmada pelo promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino.
Gilberto responde por quatro homicídios triplamente qualificados entre eles feminicídio, uso de meio cruel, impossibilidade de defesa das vítimas além de estupro e violência contra menores. As vítimas são Cleci Calvi Cardoso, de 45 anos, e suas três filhas: Miliane, de 19 anos, Manuela, de 13, e Melissa, de apenas 10 anos. De acordo com o Ministério Público, três das vítimas sofreram violência sexual antes de serem assassinadas, em um crime considerado de extrema brutalidade.
As investigações apontam que o réu, que trabalhava em uma obra nas proximidades da residência das vítimas, observava a rotina da família. Na noite de 24 de novembro, ele invadiu a casa e, ao ser confrontado por Cleci, cometeu a chacina. Os corpos foram encontrados horas depois, e Gilberto acabou preso em flagrante no mesmo dia.
Atualmente detido na Penitenciária Central do Estado, Gilberto tem um histórico extenso de crimes violentos. Em março deste ano, foi condenado a 22 anos de prisão por estupro e tentativa de homicídio cometidos dois meses antes da chacina. Já em maio, recebeu pena de 17 anos pelo assassinato do jornalista Osni Mendes Araújo, ocorrido em 2013, em Mineiros (GO).
A expectativa para o júri é grande, tanto pelo impacto que o caso causou em Sorriso quanto pela gravidade das acusações. O Ministério Público pretende sustentar que Gilberto representa um risco extremo à sociedade, destacando o padrão de violência e reincidência nos crimes cometidos.