Inmet faz alerta de tempestade para Sorriso e 85 municípios de Mato Grosso
Jovem que liderava facção e autorizava crimes em Sorriso é condenada a 7 anos de prisão
Mariana Reis Moscatelli de Carvalho não pode recorrer da decisão em liberdade
Mariana Reis Moscatelli de Carvalho, 25 anos, que foi presa em dezembro do ano passado, em Sinop (saiba mais aqui), foi condenada a 7 anos de prisão em regime inicialmente fechado. A jovem, que é acusada de liberar a facção Criminosa Comando Vermelho em Sorriso e região, não poderá recorrer da decisão em liberdade.
De acordo com a decisão, sentenciada pela juíza da Primeira Vara Criminal, Emanuelle Chiaradia Navarro, Mariana foi condenada a 5 anos de prisão por integrar a facção criminosa. A pena foi ampliada em mais 2 anos pelo crime de falsidade ideológica, já que a jovem teria falsificado uma declaração de união estável para ter acesso ao Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) e, assim, visitar os presos do Comando Vermelho.
Leia também:
Sorriso: liderança de facção criminosa é responsável por 'autorizar' crimes
Consta no procedimento investigatório que, no ano de 2016, Mariana associou-se com mais de quatro pessoas para obter vantagem mediante práticas ilícitas, cuja liderança era exercida por ela. A jovem é acusada de, na época, recrutar novos integrantes para a facção.
"Verifica-se que a acusada efetivamente possuía o domínio da ação e dos resultados, ainda que não praticasse pessoalmente os atos de execução, o quê, dado à demonstração de hierarquia e, consequentemente, a função de ‘comandante/chefe’, autoriza a incidência da circunstância que qualifica a infração penal”, disse a juíza na decisão.
'Perigosa'
Segundo informações, a acusada já recorreu da decisão que foi proferida no dia 3 de agosto. Conforme o Portal Sorriso noticiou, o delegado Bruno Abreu, responsável pelas investigações na época, apontou que Mariana acolhia bandidos de outras cidades para praticarem crimes em Sorriso. Um minucioso relatório policial até apontou a demarcação territorial da organização criminosa.
Somente com o tráfico de drogas, Mariana, que soma mais de 10 passagens por roubo e tráfico, lucrava cerca de R$ 20 mil por mês. Com o dinheiro auferido ilicitamente, a jovem comprou duas casas, sendo uma em Sorriso e outra em Sinop.
Saiba mais:
Sorriso: integrante do Comando Vermelho lucrava R$ 20 mil e tem duas casas
Sorriso: jovem, parceira de membro do Comando Vermelho, é assassinada a tiros
Confira a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).