Vídeo: Aeronave faz pouso de emergência em Sorocaba; Ninguém fica ferido
Um turboélice Aero Commander 690D, de matrícula PT-OQY, precisou realizar um pouso de emergência (assista), conhecido como “pouso de barriga”, na manhã desta segunda-feira (10) no Aeroporto de Sorocaba, interior de São Paulo. O incidente ocorreu após uma falha no sistema do trem de pouso, que, embora estivesse acionado, não travou corretamente.
O piloto, ciente da falha, realizou o procedimento de emergência com habilidade, permitindo que todos a bordo saíssem ilesos. O voo partiu de Mandaguaçu (PR) e a pista foi liberada por volta das 11h15, após as equipes de segurança concluírem as inspeções no local.
Imagens registradas no momento do pouso mostram os trens de pouso principais colapsando assim que tocaram a pista, forçando a fuselagem da aeronave a deslizar diretamente sobre o asfalto.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apenas 11 aeronaves da série Twin Commander estão em operação no Brasil atualmente, sendo que apenas duas da variante 690D estão em condições de voo: o PT-OQY, envolvido no incidente de hoje, e o PT-WLD, que curiosamente sofreu um problema semelhante no mesmo aeroporto em junho do ano passado.
As causas da falha serão investigadas pelas autoridades aeronáuticas, e o avião passará por uma avaliação técnica detalhada nos próximos dias.