Tragédia em Cuiabá: Polícia elucida assassinato de adolescente com uso de tecnologia e ação integrada
O trabalho integrado das forças de segurança e o uso de tecnologias de monitoramento foram essenciais para a identificação e prisão dos envolvidos no assassinato da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, em Cuiabá. O crime ocorreu na terça-feira (22), e já resultou na detenção de dois adultos, incluindo o mandante, e na apreensão de dois menores.
Segundo o coronel PM Fernando Augustinho, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a atuação rápida e coordenada das forças policiais foi determinante para o desfecho inicial das investigações. Participaram da ação a Polícia Civil, Polícia Militar, Bope, GCCO, DERFVA, Politec, IML, Ciopaer e Corpo de Bombeiros.
Heloysa foi sequestrada após criminosos simularem um roubo na residência onde vivia com a mãe, no Bairro Morada do Ouro. A jovem foi levada em um HB20 e posteriormente encontrada morta em um poço no Bairro Ribeirão do Lipa, com sinais de asfixia e marcas de amarração. A mãe, agredida pelos criminosos, foi levada a uma unidade de saúde.
O perito criminal confirmou que Heloysa foi morta por estrangulamento com um cabo USB, semelhante aos encontrados em outra residência da região. Documentos da vítima também foram achados no local, reforçando os indícios de premeditação.
Câmeras de segurança mostraram o namorado da mãe da vítima levando os criminosos à residência em seu veículo. A análise da cena descartou qualquer arrombamento, reforçando a hipótese de facilitação interna. O delegado Guilherme Bertoli destacou que um dos menores confessou o crime e apontou a participação do namorado da mãe e do filho dele, de 18 anos.
Outros dois suspeitos foram presos ainda na madrugada do crime, e um quarto envolvido, menor de idade, foi apreendido na tarde de quarta-feira. O coronel José Nildo, da PM, destacou o papel do programa Vigia Mais MT, que auxiliou no rastreamento do veículo usado no sequestro. As investigações continuam para esclarecer a motivação do crime.