Mauro Mendes critica PEC da RGA e alerta para risco de rombo de R$ 3,5 bilhões nas contas públicas
Gusttavo Lima desiste de candidatura à Presidência e critica ataques políticos
O cantor sertanejo Gusttavo Lima anunciou nesta quarta-feira (19) que não será candidato à Presidência da República em 2026. A decisão vem dois meses após ter manifestado interesse em entrar na política e ocorre em meio a críticas e especulações sobre sua possível candidatura.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o artista afirmou que seguirá focado na carreira musical e reforçou seu compromisso com ações sociais por meio do Instituto Embaixador, dedicado ao cuidado de idosos.
“Mesmo não fazendo parte da política, vocês sabem que eu vou continuar fazendo a minha parte, ajudando quem mais precisa, como sempre fiz. O Gusttavo Lima não será candidato a nenhum cargo político, não tenho partido e nem serei político”, declarou.
O cantor também lamentou os ataques que sofreu por expressar sua visão política e defendeu seu direito à imparcialidade.
“Peço a todos que respeitem minha opinião e minha posição de forma justa. Sempre que alguém se posiciona politicamente, há aqueles que tentam nos atingir”, disse, criticando a postura da imprensa.
Nos últimos meses, Gusttavo Lima vinha sendo cortejado por líderes políticos, incluindo o empresário e ex-presidenciável Pablo Marçal e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
No início do ano, em entrevista ao Metrópoles, o cantor chegou a dizer que o Brasil “precisa de alternativas” e mencionou a possibilidade de iniciar diálogos com grupos políticos.
Em fevereiro, Marçal, após um encontro com Gusttavo Lima em Miami, chegou a prometer um anúncio que “abalaria as estruturas da política nacional”. No entanto, a suposta aliança não se concretizou.
Já no início de março, Caiado afirmou que o cantor o acompanharia em viagens pelo país e que ambos definiriam juntos seus rumos políticos para 2026. O governador, porém, negou qualquer definição sobre uma eventual chapa.
Apesar da desistência de Gusttavo Lima, Ronaldo Caiado segue como um dos principais nomes da oposição para 2026. O governador de Goiás lançará oficialmente seu plano de governo no dia 4 de abril, em Salvador, onde também receberá o título de cidadão honorário.
A decisão de Gusttavo Lima de se afastar da política marca o fim de uma breve especulação sobre sua entrada no cenário eleitoral, mantendo o foco em sua carreira musical e ações sociais.